sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nuvens, trilhas e danças de guarda chuva

Nuvens
Já havíamos apontado um espaço interessante para as experiências com o vídeo e a dança - O céu! Aquele de verdade onde moram as nuvens!!!!
Montamos uma grande instalação com os colchonetes na grama e aproveitamos o bom tempo- Tinhamos que primeiramente observar muito as formas interessantes que as nuvens revelam em constante transformação. Cantamos e ajudamos as crianças a atingir o ponto de concentração necessária para realizar o trabalho.
Depois, sentados ainda na grama tinhamos algodão e um desafio- Construir esculturas de nuvens! Assim como essas que observamos no céu e que revelam surpresas intrigantes.
O entusiasmo foi grande!
Íamos colocando cada escultura em saquinhos plásticos que conseguimos nessas nossas empreitadas por materiais... Ainda não sabemos como terminar esse trabalho- Será que criamos uma grande escultura com o trabalho de todos? Será que criamos suportes transparentes para fazê-las dançar para a câmera? Não sabemos ainda!
Depois foi a vez dos passaros...
Percebemos que o vento (que em momentos nos atrapalhou um pouco) fazia um pedacinho de tecido transparente dançar de maneira bem bonita. Usamos vários tipos de papel colorido para criar pássaros para morar no tecido e dançar com o vento.
Ao final, filmamos essa dança! E essas nuvens, ainda vão dar o que falar!

Trilhas
A turma do desenho animado já sabe- em algum momento teremos que criar uma trilha para essas criações de animação e dança.
Iniciamos o processo de forma bem natural. Em uma roda, seguimos a estrutura da dança das mãos onde há uma criação pequena e um jogo de imitação, onde todos experimentam a criação de forma coletiva.
Se alguém tivesse sugestão de alteração, essas eram bem vindas... Experimentamos muito!
Ao final brincadeiras para descontrair, o barulho intenso no equipamento impediu a continuidade da exploração musical...

Danças de guarda chuva
Alguns alunos empolgadíssimos com a idéia de dançar com o guarda chuva não esqueceram de trazer! Muitos trouxeram também sapatos velhos, pois vamos confeccionar sapatos que fazem barulho...
Essa postura mostra o envolvimento das crianças com a criação e sinaliza um bom caminho de trabalho- com eles não estamos errando por agora! Não estamos impondo criações de maneira brusca, não estamos parando de ouvir para falar demais ( isso nos deixa bem aliviados).
Fizemos uma grande platéia e um a um experimentava um pouco essa dança um tanto perigosa (manipulando esse objeto desajeitado- o guarda chuva). O restante da turma poderia cantar as experimentações sobre os ritmos da música tema do filme inspiração Cantando na Chuva.
Danças que partem do pé! Essa era a orientação principal, já que eles haviam ficado encantados com o sapateado... Giros e saltos também eram bem vindos, e apareceram!
Decidimos criar guarda chuvas de papelão e de vérios tamanhos para continuar as danças...
Ainda não filmamos nada sobre isso, mas estamos virando artistas de um musical muito verdadeiro- o nosso musical!

Nenhum comentário:

Postar um comentário